Câncer de próstata

cancer-de-prostata

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O câncer de próstata é um dos mais comuns em homens com mais de 40 anos, afeta um em cada seis homens e é a segunda causa mais comum de morte entre os homens.

O homem deve procurar um urologista pelo menos uma vez por ano a partir dos 40 anos de idade para realizar seu check-up urológico. O exame de próstata uma vez por ano é importante por dois motivos: porque o câncer da próstata é um dos tumores malignos mais frequentes no homem e porque a chance de cura é grande quando descoberto na fase inicial. Nesta fase inicial, com o tumor ainda pequeno, o paciente não tem sintomas, sendo esta a razão pela qual os exames são importantes na detecção.

A detecção precoce do câncer da próstata é feito com o PSA (exame de sangue) seguido pelo toque retal. A ultrassonografia também faz parte da avaliação. O toque retal é muito importante porque o urologista desliza o dedo na superfície da próstata à procura de algum endurecimento ou nódulo suspeito.

DIAGNÓSTICO do CÂNCER

Havendo a suspeita de que o paciente possa estar com um tumor na sua próstata, uma biópsia da próstata deve ser realizada. Os avanços tecnológicos ocorridos na técnica de biópsia da próstata e o acompanhamento de anestesista amenizaram o incômodo sofrido pelos pacientes e reduziram o risco de complicações.

TRATAMENTO

O tratamento do câncer da próstata depende de uma série de fatores. Inicialmente, dependerá se o tumor está apenas dentro da próstata ou se já se disseminou para ossos ou outros órgãos. A seguir, são considerados fatores como idade e estado geral do paciente, presença de outras doenças, sexualidade e a própria decisão do paciente após discutir as opções com o urologista. O tratamento de escolha para os casos iniciais é a cirurgia radical da próstata, porém a radioterapia também teve bons avanços e existem ainda casos onde apenas acompanhamos o paciente com exames seriados de PSA e aconselhamento sobre estilo de vida e alimentação.

Em se tratando de tratamento cirúrgico, a cirurgia radical da próstata avançou muito nos últimos anos, sendo possível sua realização pela Via Aberta, através da Videolaparoscopia ou por Robótica.

É possível reduzir o risco de câncer de próstata adotando um estilo de vida e dieta saudáveis?

Nos últimos anos venho me focando e me aprofundando nesta temática, transmitindo aos meus pacientes informações sobre a importância do estilo de vida saudável (que inclui alimentação adequada, sono reparador, atividade física e controle do stress) para manter a próstata saudável e livre de doenças.

Mais sugestões

Scroll Up