O exame de próstata

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Considerado ainda um tabu por parte dos homens, o toque retal para prevenir o câncer da próstata é motivo de curiosidade por quem ainda não passou pelo exame. Sendo assim, redigi este artigo ilustrado e em forma de perguntas para esclarecer dúvidas que cercam a realização deste importante exame de prevenção.


1) Qual posição o paciente fica para realizar o exame? As posições são variadas; no meu consultório, prefiro a posição deitada com a barriga para cima e os joelhos fletidos (posição III na figura abaixo) por acreditar que seja mais cômodo e menos constrangedor para o paciente, além de permitir um alcance melhor de toda a superfície da próstata. Uma maca para o paciente deitar é imprescindível, a qual deve ser limpa com álcool e coberta por papel toalha antes da realização do exame.

2) Qual dedo da mão o médico utiliza para realizar o exame? Qualquer que seja a posição do paciente, o exame é realizado com o dedo indicador pois permite uma melhor sensibilidade e um grau maior de flexibilidade para alcançar todos os lados da próstata. Logicamente, a mão do examinador deve estar vestida com uma luva de procedimento do tipo hospitalar.

3) Qual o melhor lubrificante para realizar o exame? Vários são os tipos de lubrificantes para facilitar e reduzir o incômodo do exame, não causando dores na penetração. No meu consultório, utilizo lubrificantes íntimos à base de água pois facilitam depois a remoção. Lubrificantes do tipo vaselina líquida ou pastosa, muito comuns nos serviços públicos, devem ser evitados por serem gordurosos, aderirem à pele e dificultarem, portanto, a remoção.

Mais sugestões

Scroll Up