Quando a cirurgia de próstata é inevitável

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muito já se falou ou se escreveu sobre a próstata, órgão que faz parte do aparelho reprodutivo masculino e cuja função é produzir o líquido seminal que, por sua vez, serve de transporte para os espermatozóides produzidos pelos testículos.

No entanto, as pessoas que não trabalham em hospitais só têm a oportunidade de ver uma próstata quando algum parente é operado e a próstata retirada é entregue pelo urologista dentro de um vidro de formol para que ela seja submetida a exame histopatológico (biópsia).

Uma próstata normal tem cerca de 20g de volume (o tamanho de uma noz). A partir dos 40 anos de idade, por influências genéticas, hormonais e outros fatores desconhecidos, a próstata pode começar a crescer por conta de uma doença chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), podendo atingir volumes que ultrapassam 100 ou 200g, causando invariavelmente o surgimento de problemas para urinar e problemas sexuais.

O presente caso foi o de um paciente com 62 anos de idade que estava usando sonda devido crise de retenção de urina e submetido a uma cirurgia aberta para retirada de uma próstata acometida pela HPB e com volume de 115g medido por uma ultrassonografia. A cirurgia que durou 90 minutos transcorreu sem complicações e o paciente recebeu alta 3 dias depois, voltando a urinar de maneira satisfatória. A peça cirúrgica (figura) pesou cerca de 120g.

Este caso caracterizado pelo episódio de prisão de urina com conseqüente colocação de sonda associado a uma próstata bastante volumosa representa indicação absoluta de cirurgia aberta, pois a chance de uma nova retenção de urina após prender uma vez é maior que 70%, além de outras complicações.

Dr. Alexandre Aranha

Mais sugestões

Scroll Up